Helena (Machado de Assis)
Enredo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh4SAL5mjDYBEygOAWHlqkCVZBTcE9MEZ_fM4rnQUHJu4QQM3z1hVTEVzIlk01wI42vxOdLRvkzl6W35DXWe7BVqdiechgz0f_oF8K-ELwHuqrThKVRfBec3UWhpByLciH-J_VUdJX-Z0g/s200/download.jpg)
A história de uma moça que, de uma forma inesperada, sobe na escala social: morre o Conselheiro Vale e, no seu testamento, consta que Helena, moça internada num colégio de Botafogo, é sua filha, cujo segredo o conselheiro o mantivera até a morte. Helena passa a viver com Úrsula, irmã do conselheiro, Estácio, agora meio-irmão, Dr. Camargo, amigo de Vale e médico da família, e Eugênia, filha do Dr. Camargo. Helena em face de seu temperamento expansivo e comunicativo, conquista a afeição de D. Úrsula e de Estácio. Mendonça, amigo de Estácio, apaixona-se pela moça. Helena passa a ser objeto de afeição do próprio irmão, que, no entanto, está noivo de Eugênia. O padre Melchior, guia espiritual da família, suspeita dos freqüentes encontros entre Helena e Salvador. O mistério é esclarecido: Salvador é o pai de Helena, que fora arrebatada pelo conselheiro,encarregando-se de sua educação.
Meu Pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos)
Enredo
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcBazxNGvPqCTWlHKHa6c1lqrtiEfG3A1bFj8Wx2hCAJLmQEs7ca-zqeJo-jQEnZ4INXHC6kwqyJnWoX3KsiBbB0y-SbiRMkPwUeG718aeGzysi0zIff92ocJsa-g8JYGT3KqYO8uDt1k/s1600/download+(1).jpg)
Este livro retrata a história de um menino de cinco anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa.Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades, pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís.Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas, novas palavras, palavras difíceis que o seu tio Edmundo lhe ensinava. Contudo, passava a vida a fazer traquinagens pela rua, a pregar peças aos outros e muitas vezes acabava por ser castigado e repreendido pelos pais ou pelos irmãos, que passavam a vida a dizer que era um mau menino, sempre a fazer maldades. Todos estes fatores e o fato de não passar muito tempo com a mãe, visto que esta trabalhava muito, faziam com que Zezé, muitas vezes, não encontrasse na família o carinho e a ternura que qualquer criança precisa. Somente de sua irmã Glória, que ele carinhosamente chama de "Godóia".Ao mudarem de casa, Zezé encontra no seu quintal da sua nova moradia um pequeno pé de laranja lima, inicialmente a ideia de ter uma árvore tão pequena não lhe agrada muito, mas à medida que este vai convivendo com a pequena árvore e ao desabafar com esta, repara que ela fala e que é capaz de conversar consigo, tornando-se assim o seu grande amigo e confidente, aquele que lhe dava todo o carinho que Zezé não recebia em casa da sua família. Zezé teve também um grande amigo o português Manuel Valadares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário