quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Situação de Aprendizagem

       Vida e meio ambiente
Reprodução humana: Corpo e órgãos


Tempo Utilizado: 6 aulas

Conteúdos e Temas:

  • Anatomia interna e externa dos sistemas reprodutores masculino e feminino;
  • Adolescência – puberdade  (ejaculação – menstruação) e sexo seguro;
  • DST - Síndrome da Imunodeficiência adquirida (AIDS); vulnerabilidade, preservativos masculinos e femininos. 

Competências e habilidades

  • Ler e interpretar figuras; comparar dados e tirar conclusões; interpretar situações do cotidiano; elaborar sínteses; fazer registros claros; relacionar informações representadas na forma escrita e conhecimentos prévios para construir argumentação consistente.


Estratégias


  • Uso de figuras sobre a anatomia dos órgãos reprodutivos humanos; exposição dialogada sobre AIDS; leitura e interpretação de textos; dinâmicas de grupo; exposição dialogada sobre vulnerabilidade e contaminação pelo HIV entre adolescentes; demonstração do uso de preservativos masculino e feminino; discussão em grupo sobre fatores que levam os adolescentes a não usar o preservativo;


Recursos

  • Figuras dos órgãos reprodutivos humanos e suas respectivas funções; textos diversos; preservativos masculino e feminino, banana para simulação; dildo (pênis de borracha) e vagina de borracha; revista Fala garoto – Fala garota; site educacional :  www. Virtual. epm.br/cursos/apresentação

Avaliação

  • Reconhecimento das partes que compõe o sistema reprodutivo interna e externa e suas funções;
  • Participação dos alunos nos grupos e nas discussões;
  • Apresentação de resumo-texto (síntese) sobre o que  aluno compreendeu e em que as informações adquiridas vão influenciar na vida deles e que atitudes ele vai tomar a partir desse conhecimento;






DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

SONDAGEM


- Você sabe tudo sobre seu corpo?

- Sabe se cuidar?

- Tem todos os conhecimentos necessários para evitar transtornos futuros?

- Que tal um pouco mais  de informações?


Problematização
Você tem certeza que sabe tudo?
Uma criança está preparada para cuidar de outra criança?

Mesmo o adolescente achando que sabe tudo e com ele nada acontece, é necessário muita informação para que certas situações sejam evitadas. 
Contextualização

Primeiro o aluno faz o desenho de como ele acha que é o sistema reprodutor masculino e  feminino e depois o professor apresenta as imagens frontal e lateral desses sistemas com suas respectivas funções.
Sistema reprodutor masculino
Funções do sistema reprodutor masculino
O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata e pênis.



Testículos

Nos testículos ocorre a produção de espermatozóides e também a produção de testosterona (hormônio sexual masculino).



Epidídimo 

É no ducto epidídimo que ocorre a maturação dos espermatozóides, além disso, este ducto também armazena os espermatozóides e os conduzem ao ducto deferente através de movimentos peristálticos (contração muscular).



Ductos deferentes

Os ductos deferentes têm a função armazenar os espermatozóides e de transporta-los em direção à uretra, além disso, ela ainda é responsável por reabsorver aqueles espermatozóides que não foram expelidos.



Vesícula Seminal
As vesículas seminais são glândulas responsáveis por secretar um fluído que tem a função de neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, desta forma, os espermatozóides não sejam neutralizados.

Próstata
A próstata é uma glândula masculina de tamanho similar a uma bola de golfe. É através da próstata que é secretado um líquido leitoso que possui aproximadamente 25% de sêmen. 

Pênis
É através do pênis (uretra) que o sêmen é expelido. Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida.

Uretra
Canal condutor que, no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e expelir o esperma durante o processo de ejaculação.

Sistema reprodutor feminino
Funções do sistema reprodutor feminino
A vagina é um canal de cerca de 8 a 10 cm de cumprimento. A sua fisionomia interna é composta de paredes elásticas, com função de ligar o colo do útero aos genitais mais externos. 

A vagina possui, em cada lado da sua abertura, 2 glândulas que segregam um muco lubrificante, glândulas de Bartholin. A entrada da vagina é protegida por um membrana chamada Hímen, que fecha de forma parcial o orifício vulvo-vaginal, membrana essa que se rompe nas primeiras relações sexuais. A vagina é o local por onde a mulher expulsa a menstruação e onde o pênis deposita o seu esperma durante a relação sexual e por seguinte o local por onde o bebe depois de formado, nasce.


A vulva (ou genitália externa) é limitada e protegida por 2 pregas cutâneas bastante inervadas e irrigadas - os grandes lábios, que são cobertos por pelos pubianos. Mais no interior, encontram-se os pequenos lábios que protegem a abertura da uretra e da vagina. É na vulva ainda que se encontra o clitóris, local bastante inervado e composto por tecido esponjoso.


As tubas uterina são 2 canais que unem os ovários ao útero - o seu epitélio de revestimento é ciliado. Este epitélio formado por cílios com a ajuda dos movimentos peristálticos das trompas de Falópio ajudam a que o gameta se dirija até ao útero.


Os ovários têm forma oval e são 2, encontrando-se um em cada lado do útero - são as gônadas femininas, sendo que é neles que se produzem todas as células sexuais necessárias para a reprodução. No caso feminino, os ovários produzem ovócitos, estrógeno e progesterona, hormonas essenciais para o ciclo reprodutor feminino.


O útero é um órgão exclusivo também do sistema reprodutor feminino, pois é nele que durante a gravidez o feto se desenvolve, sendo também responsável pela expulsão deste através de contrações no parto. Tem uma extremidade chamada de cérvix que se abre para a vagina e a outra extremidade que é ligada às 2 tropas de Falópio.

Busca de dados de forma diversificada
Explorar completamente todas as partes do site:

(www. Virtual. epm.br/cursos/apresentação)

Sistematização - Conclusão
Avaliação

Observação quanto a participação e  mudanças de comportamento.











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