quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Situação de Aprendizagem

Tema: Alimentação Saudável 


1) Justificativa 
·        A atividade proposta em sala de aula ocorrerá de maneira a atender as necessidades dos alunos respeitando seu ritmo de aprendizagem. A equipe adotará estratégias de ensino que permitam enriquecer e ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a importância de se manter no dia a dia uma alimentação saudável estimulando assim o desenvolvimento de atitudes que ajudem a saúde do corpo e da mente.

 2) Conteúdos previstos 
·        O que estamos comendo; os nutrientes, os alimentos. 
·        Alimentação balanceada; pirâmide alimentar, necessidades diárias de alimentos; conteúdos calóricos dos alimentos e peso corpóreo e distúrbios alimentares. 
·        Os sistemas de nutrição; digestão, processamento dos alimentos e a absorção dos nutrientes. 

3) Competências e habilidades. 
·        Aprenderam a ler e interpretar os rótulos dos alimentos, bem como a procurar informações numa tabela, comparando dados e tirando conclusões. Interpretarão situações do cotidiano, fazendo relações, lendo e interpretando fatos, após cada aluno fará uma exposição aos outros colegas sobre as suas conclusões. 

4) Sequências das atividades de ensino e aprendizagem
·        Compreender os principais tipos de nutrientes e suas funções no corpo, com questões objetivas e orais. Fazer comparação da alimentação diária com a que é proposta pelas pirâmides alimentares.
·        Entender fundamentos de uma dieta com equilíbrio identificando os tipos de alimentos e as quantidades necessárias a manutenção da boa saúde, respondendo  com essas informações as questões propostas. Identificar as substâncias presentes nos alimentos por meio das embalagens, e os fatores que levam a escolha dos alimentos e sua utilização. 


 5)Habilidades esperadas em relação a situações de aprendizagem: 
·        Organização de conhecimentos prévios mediante discussão em grupo, pesquisa e tabelas.  
·        Realização de atividade experimental, análise do conteúdo calórico dos alimentos, comparação de dados. 
·        Realização de leitura de textos, exposição dialogada da opinião de cada aluno a respeito do estudado.

 6)Materiais de apoio pedagógico ( recursos) 
·        Embalagens de alimentos
·        Livros didáticos. 
·   Materiais para o experimento: tubo de ensaio, lamparina, balança, alimentos como o pão, amendoim, coco e água. 
·   Conjunto de imagem ou figura de alimentos. 
·   Pesquisa em jornais e livros. 
·       Elaboração de relatórios e exposição dos alunos através de seminário.

7)Expectativas de aprendizagem: 
·        Interpretação de textos.
·        Compreender a importância da dieta balanceada e alimentação variada. 
·        Conhecer os perigos da automedicação, os fármacos naturais e sintéticos. 
·        Reconhecer os sistemas de defesa do corpo, sistema imunológico, antígenos e anticorpos, vacinas e soros. 

8)Avaliação 
·        Questões usadas nas diversas situações de aprendizagem desenvolvidas durante o semestre; questões de interpretação. 
·        Participação individual e coletiva.

 9) Recuperação contínua 
·        Retomada do conteúdo; construir e aplicar conceitos de leitura e interpretação de texto.
·        Selecionar e organizar dados e informações de diferentes formas; tomar como base os questionários de interpretação de texto elaborando questões em diversas atividades. 

10) Objetivo da atividade
·        Incentivar bons hábitos alimentares. 
·        Reconhecer os alimentos que fazem bem a nossa saúde.
·        Estimular nos alunos o hábito da leitura dos rótulos das embalagens dos alimentos verificando os dados fornecidos. 
·        Destacar a relação entre alimentação e saúde.
·        Ensinar que as informações nutricionais nos rótulos dos alimentos são fundamentais para que o consumidor possa identificar se existe algum nutriente restrito a sua alimentação.
·        Mostrar que os rótulos das embalagens devem trazer o valor energético (em Kcal) e as quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras totais e saturadas, fibras alimentares e a quantidade de sódio, que corresponde à medida caseira copo e xícara.
·        O que deve conter uma embalagem: prazo de validade, ingredientes, conteúdo líquido, lote e instruções sobre o uso e preparo do alimento. 
·        Doenças causadas por uma alimentação errada.



11) Atividades.
a) Discussão dos pontos mais importantes pelos alunos.

b) Exercícios 
1. Recorte a informação nutricional de qualquer rótulo de alimento e cole abaixo. 
2. Por que é importante a leitura das informações dos rótulos dos alimentos? 
3. Conceituem os componentes químicos dos rótulos como: carboidratos, proteínas, gorduras saturadas, fibras e sódio. 
4. Quais nutrientes presentes na informação do rótulo fornece mais energia ao corpo?
5. Quais tipos de gordura são maléficos para nossa saúde? 

6. Explique o significado das palavras "diet" e "light". 
7. Como é chamada a doença que é causada pelo excesso de açúcar no sangue? Como evita-la? Quais os sintomas e tratamento?
8. Como é chamada a doença causada pelo excesso de gordura ruim no sangue? Como evita-la? Quais os sintomas e tratamento? 
9. Calcule o seu IMC, segundo a tabela da OMC.
10. Por que a atividade física é tão importante para a nossa saúde? Você pratica alguma atividade física? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário